Informações
Sobre nós
O CIRCUITO PALMA PRETA surge como o primeiro circuito turístico com foco na valorização da presença africana na cidade de Ouro Preto. Nossa proposta é promover uma narrativa que valorize a história das pessoas pretas na cidade e a importancia do trabalho intelectual que empreenderam aqui, subvertendo a história convencionalmente contada pelos monumentos e museus daqui, que, sempre se atentando à vida e à figura do colonizador europeu os condecora como heróis, nutrindo nos visitantes, admiração e curiosidade pela vida destes.
Qualquer um que visite a cidade de Ouro Preto pode entrar nas igrejas e ver como essas são repletas de ouro e riquezas, observar que o museu da inconfidência se preenche  por móveis de quarto, oratórios, dentre outros objetos que dizem ter pertencido aos nobres que viviam aqui, pode-se ainda, andar pelas ruas e avistar a arquitetura barroca dos portugueses, percorrer a Casa dos Contos e conhecer sobre os impostos taxados acerca da exploração do ouro em Vila Rica, dentre, infinitas narrativas que remontam à vida de luxo que levava os europeus por aqui.
Mas, conhecer sobre a importância das pessoas africanas trazidas pra cá como fator decisivo do sucesso da colonização do Brasil, entender a face da exploração intelectual dessas pessoas escondida sob a ideia de exploração da mão de obra, passear pela cidade de Ouro Preto e identificar nela a presença da arte africana, das técnicas de busca e extração de ouro trazidas para cá com essas pessoas e a importância desse metal na estruturação tanto do centro urbano de Ouro Preto quanto de todo o mundo ocidental, tudo isso, só é possível aqui: no CIRCUITO PALMA PRETA! Confira nossos roteiros e pacotes, será um prazer levar essa história até vocês!

-------------------------------

Nós somos um grupo de pesquisadores com formação acadêmica em diversas áreas, que a partir dos nossos estudos decidimos criar mecanismos para que a história da população negra em Ouro Preto, seja evidenciada e celebrada como deve.
Nossas experiências vem desde a participação em Coletivos Negros, movimentos culturais, bem como em gestão de projetos sociais ligados principalmente à questão racial. Nosso objetivo é oferecer uma perspectiva que contribua para construção de uma narrativa que valorize as contribuições intelectuais, artísticas, técnicas e tecnológicas que a população sequestrada de África deixou aqui. O que queremos é que os visitantes possam entender, por justa causa, Ouro Preto para além do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, como  Patrimônio Mundial do Povo Preto.
Receba novidades